ZaZen





 «Zazen é uma meditação sentada e é o corpo e a alma do Zen.»


Sem a práctica do zazen, o Zen não existe, não se pode compreender, não se pode vivenciar nem sentir.


Zazen e Zen são dois términos que não podem existir por separado, são os dois lados da mesma moeda. Juntos formam uma totalidade que não é compreensível nem útil se falta algum dos dois. O zazen é o pilar fundamental do Zen. Baseia-se essencialmente na postura e na respiração.
Não é uma teoria, nem uma ideia, nem um conhecimento que se possa entender com o cérebro; é uma prática física que pode transformar a nossa vida. A sua prática pode levar-nos ao reencontro com a nossa verdadeira natureza. Não praticamos zazen para alcançar a iluminação, quando o fazemos já praticamos a iluminação. 

Estamos a organizar um grupo, no caso de querer praticar, por favor contacte-me.  
António Vieira
91 788 70 86


Zazen: Nada de especial!

Se continuarmos todos os dias esta simples prática, poderemos obter uma força maravilhosa. Antes de alcançá-la, é qualquer coisa de maravilhoso, mas, uma vez alcançada, não é nada de especial.

Na prática continuada do zazen, de semana a semana, de ano a ano, veremos a nossa experiência tornar-se cada vez mais profunda, e possivelmente esta prática influenciará todas as nossas atividades quotidianas.

O essencial é esquecer toda ideia de adquisição, toda ideia dualista e por outro lado, simplesmente fazer zazen dando atenção à postura e à respiração. Deixar que os pensamentos surjam e desapareçam sem nenhum tipo de identificação, este pensamento é bom ou bonito ou é mau ou feio. Por isso algum mestre disse: quando estiveres a fazer zazen e te aparecer o diabo dá-lhe sete pauladas ou se te aparecer o Buda dá-lhe sete pauladas. Permanecer simplesmente sentado no zafu (almofada) sem esperar nada e sem se identificar com nada, nem com a dor nem com o prazer. Então compreenderemos a nossa verdadeira natureza. Quer dizer, a nossa verdadeira natureza simplesmente reaparece.

António Vieira
91 788 70 86



Sem comentários:

Enviar um comentário