Aikido


Aikido

Aulas semanais: Segunda e Sexta das 20 às 21h15
contactos: 244 02 09 49 | 91 788 70 86
tointegral@gmail.com

O Aikido é uma arte marcial moderna, de origem japonesa, fundada na primeira metade do séc. XX, pelo grande mestre (O-Sensei) Morihei Ueshiba (1883-1969). O mestre Ueshiba concentrou no Aikido a essência das artes dos antigos samurais, e criou uma arte não-violenta cujo propósito é ajudar as pessoas a desenvolver um corpo, mente e espírito fortes e em harmonia consigo próprios e com os outros.

A palavra Aikido é composta por 3 ideogramas (carateres japoneses que exprimem uma ideia ou um conceito) e significa literalmente "Caminho da Harmonia com a Energia Universal".

As técnicas de Aikido visam harmonizar e canalizar a energia do(s) praticante(s), utilizando a flexibilidade, a esquiva e a projeção e/ou a imobilização. A sua principal caraterística é a união e a aceitação da força e intenção da oposição ou resistência, para então redirecionar essa mesma força e energia, de uma maneira mais ecológica. Faz-se isso usando essencialmente movimentos fluidos e dinâmicos em círculo e em espiral. Com a prática regular adquirimos um maior equilíbrio e uma posição percetiva mais abrangente e muito mais eficaz na resolução de conflitos. Aceitação, adaptação, flexibilidade e negociação em vez do uso da imposição e da força. Esta aprendizagem altamente pragmática e atual torna-se uma mais-valia no contexto individual, familiar educacional e até nas empresas onde a boa gestão de conflitos é fundamental. 

UMA ATIVIDADE PARA TODOS

No Aikido o contacto físico e próximo com os praticantes de todas as idades tamanhos e feitios, homens, mulheres e crianças, ensina-nos a olhar e sentir o mundo de uma maneira mais familiar, e a aceitar mais facilmente as diferenças individuais, culturais ou étnicas. Como se trata de um treino entre duas pessoas no mínimo, funciona como uma higiene mental e relacional contribuindo para um melhor relacionamento consigo próprio e com os outros. O relaxamento geral, o autocontrolo, a otimização da postura física e mental e o entusiasmo pela vida são outros dos efeitos da sua prática.

As técnicas são baseadas na harmonia e unidade com a natureza e no estudo e aplicação de alguns princípios da biomecânica, “obter mais com menos esforço”. Consequencialmente a prática do Aikido proporciona bem-estar e autoconfiança tornando-se também um método eficaz de defesa pessoal para homens ou mulheres e até crianças. 

                                                                                         sensei António Vieira 3º dan

Sem comentários:

Enviar um comentário